De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes mellitus atinge mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo. Com números tão expressivos, esse problema tão comum precisa ser evitado e tratado da melhor forma possível. Para isso, conhecer os sintomas de diabetes é fundamental.
O diabetes traz efeitos nocivos para o organismo, atingindo-o de forma sistêmica. Por isso, a doença pode levar os pacientes a
desenvolverem problemas de visão ou renais, entre outros. Além disso, também pode levar à morte.
Felizmente, a doença conta com sinais bem característicos e tem um diagnóstico simples, obtido por meio de exames de sangue — solicitados pelos médicos após exames físicos — e pela compilação de sintomas no histórico do paciente.
No entanto, para diagnósticos mais rápidos, que consigam promover o tratamento precoce e a qualidade de vida dos pacientes diabéticos, é necessário que a população tenha mais informações sobre o problema. Então continue a leitura e saiba mais sobre essa doença!
O que é diabetes e quais são os seus tipos?
Diabetes é uma doença metabólica que é causada, principalmente, quando o pâncreas para ou diminui a produção de insulina — hormônio que auxilia o açúcar do sangue a entrar nas células para se transformar em energia.
Por esse motivo, a doença é caracterizada pelo excesso de açúcar na corrente sanguínea (hiperglicemia), que pode causar diversos problemas ao organismo.
Existem vários tipos de diabetes, mas os mais comuns são o Tipo 1, Tipo 2 e a diabetes gestacional. Continue lendo para saber mais sobre eles:
Tipo 1
A diabetes Tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do organismo destrói as células responsáveis por produzir insulina – por razões ainda não totalmente esclarecidas. Alguns fatores que podem influenciar no surgimento da disfunção são:
- estresse;
- histórico de diabetes na família;
- vírus.
É importante salientar que pacientes que possuem o tipo 1 são insulinodependentes, isso é, não conseguem produzir insulina suficiente e precisam aplicá-la todos os dias, conforme a solicitação do médico. Seu surgimento é mais frequente em crianças, adolescentes e menores de 25 anos de idade.
Tipo 2
A Diabetes Tipo 2, ao contrário da Tipo 1, não é dependente de insulina, mas a produção da mesma também é afetada. O sistema não produz hormônio suficiente para dar conta de todo o açúcar ingerido. Os fatores que aumentam o aparecimento da doença são:
- obesidade;
- sedentarismo;
- estresse;
- síndrome metabólica, como pressão, colesterol e triglicerídeos altos.
Diabetes gestacional
A diabetes gestacional ocorre quando há um aumento de açúcar no sangue no período da gravidez, sem que a gestante seja diabética antes de engravidar. Pode acontecer em qualquer fase da gestação, mas é mais frequente no terceiro trimestre.
Por conta do processo metabólico elevado do organismo, a demanda por insulina aumenta e a produção pelo pâncreas não é
suficiente. O nível de glicose na corrente sanguínea aumenta e causa a diabetes gestacional.
Outro motivo que pode originar a doença é o bloqueio da insulina que alguns hormônios da gravidez podem trazer. Em consequência, não há insulina suficiente para a mãe e para o bebê.
Alguns fatores de risco são:
- obesidade;
- histórico de diabetes gestacional em uma gravidez anterior;
- histórico de qualquer tipo de diabetes na família;
- idade.
Quais são os principais sintomas de diabetes?
Como todas as doenças, a diabetes produz sinais que envolvem diversas áreas do organismo e são cruciais para um diagnóstico preciso e efetivo. A seguir, confira os principais sintomas desse problema:
- fome;
- formigamento nos membros periféricos;
- polidipsia (aumento da sede);
- poliúria (micção frequente);
- aumento do volume urinário;
- cansaço;
- visão turva;
- perda de peso;
- ganho de peso;
- dificuldade na cicatrização de ferimentos;
- coceiras.
Como podemos ver, os sintomas de diabetes são variados e característicos. A partir disso, clique abaixo e agende sua consulta conosco para que possamos avaliar e passar o melhor tratamento a você