O que o médico dermatologista trata?
Continua após a publicidade..

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo essencial para a vida, já que protege os outros órgãos e sistemas de agentes externos. Por isso é primordial olhar para essa parte do corpo com carinho e não só tratar como prevenir doenças que podem acabar afetando outras áreas. E na nossa matéria de hoje, você vai descobrir o que um dermatologista faz.

O campo da medicina que se dedica às doenças de pele e suas extensões (pelos, cabelos, mucosas – tais como boca, nariz e genitais – e unhas) é a dermatologia, especialidade que teve seu desenvolvimento na Europa, entre os séculos XV e XVI. No Brasil, a especialidade chegou no ano de 1882 com a primeira instalação no Serviço Clínico de Doenças da Pele na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.  

Desde então, a dermatologia vem se especializando e criando tratamentos modernos que tratam e melhoram a saúde da pele, cabelos e unhas. Contudo, nos últimos anos, muitas pessoas passaram a ver a categoria apenas como uma especialidade estética, o que deu margem para que se houvesse uma confusão com relação a quem é o médico dermatologista, e o que ele trata.

Por isso, a Uniclinica BH vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é a dermatologia e como ela pode trazer mais saúde e bem-estar para você.

A dermatologia e o médico dermatologista

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) define a dermatologia como a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que afetam pele, pelos, cabelos, mucosas e unhas. Através deste ramo também é possível realizar procedimentos estéticos, cirúrgicos e oncológicos. 

Continua após a publicidade..

Sendo assim, o dermatologista é o médico especialista no trato das enfermidades cutâneas e suas extensões. O profissional é habilitado para cuidar de crianças, adultos e idosos e pode atuar em diferentes áreas como na dermatologia clínica e na dermatologia estética.

Para ser médico dermatologista é necessário graduar-se em medicina (curso com período mínimo de duração de seis anos em tempo integral) e realizar curso de especialização em dermatologia, ou curso de residência médica ou ainda de especialização em Serviço Credenciado à SBD. O tempo da especialização pode ser de três até quatro anos. 

Após o curso e para poder atuar como médico dermatologista, o profissional precisa registrar-se no Conselho Federal de Medicina (CFM) com o título da especialização e assim obter o número de Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Áreas de atuação de um dermatologista

O médico dermatologista está habilitado para atuar em todas as áreas que compreendem o estudo da especialidade, ainda que prefira trabalhar com apenas uma categoria. As áreas da dermatologia se dividem em:

  • Dermatologia Clínica: é o ramo mais conhecido da dermatologia, em que o médico atua em consultórios e realiza o diagnóstico e tratamento das enfermidades da pele, cabelos e unhas, além de indicar tratamentos preventivos;

  • Dermatologia Cirúrgica: são pequenas cirurgias na pele, que removem ou curam lesões cutâneas. Aqui podem ser aplicadas técnicas como laser, cirurgia convencional ou até quimiocirurgia;

  • Dermatologia Estética: setor que tem crescido nos últimos anos. É voltada para os tratamentos estéticos, em que o paciente busca melhorar a aparência da pele ou prevenir o envelhecimento precoce;

  • Dermatologia Oncológica: tem foco em tratar e prevenir o câncer de pele;

  • Tricologia: domínio sobre diagnóstico e tratamentos de doenças capilares;

  • Onicologia: diagnóstico e tratamento de doenças das unhas;

  • Dermatopediatria: seção da dermatologia que atende bebês, crianças e adolescentes.

Quais são as principais doenças dermatológicas?

Na dermatologia são conhecidas mais de três mil doenças, sendo algumas especificamente de pele e outras que apesar de não serem de pele podem apresentar sintomas na área cutânea e necessitar de acompanhamento dermatológico, caso de enfermidades como lúpus e algumas IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

No consultório as doenças mais comuns são:

  • Acne (espinhas);
  • Rosácea (vermelhidão e textura grossa na pele);
  • Melasma (manchinhas escuras que aparecem na pele com o tempo);
  • Micoses;
  • Dermatite atópica (alergia comum em crianças);
  • Câncer de pele.

Faça o seu check up e procedimentos dermatológicos na Uniclinica BH

Aqui na Uniclinica BH você pode fazer o seu check up dermatológico. Nossos médicos dermatologistas estão habilitados para atender desde casos clínicos simples até realizar pequenas cirurgias ou procedimentos estéticos. Nossa equipe de dermatologia ainda trabalha em parceria com cirurgiões plásticos para que os tratamentos cirúrgicos sejam ainda mais eficientes.

Contamos com estrutura completa para atender crianças, adultos e idosos. Agende sua consulta e esteja em dia com a saúde da sua pele, cabelos e unhas.

Leia também: “Varizes: entenda o que são, quais suas causas e como evitá-las

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais