Para algumas mulheres, a visita ao ginecologista ainda é um tabu. Seja por medo, vergonha, desconhecimento ou falta de organização, uma consulta simples, que deveria ser uma prática de rotina, acaba adiada e nunca acontece.
A saúde, nesse cenário, fica prejudicada. E problemas que são de fácil tratamento, se identificados no início, podem se agravar com o tempo.
Se você se encaixa nesse perfil, é hora de deixar tudo isso de lado. Entenda bem o que faz um ginecologista e saiba porque esse profissional é tão importante na vida da mulher!
O que é ginecologia?
Vamos começar falando da especialidade médica, que se dedica aos cuidados preventivos e corretivos com o aparelho reprodutor feminino. Os profissionais dessa área são responsáveis por identificar problemas que se desenvolvem no útero, nos ovários e na região vaginal.
Além disso, o especialista em ginecologia está apto a cuidar de questões hormonais e realizar procedimentos cirúrgicos nessa região. Quase sempre também está ligado à obstetrícia, especialização focada na reprodução humana, gravidez e parto.
Quando devo ir ao ginecologista?
Logo no início da puberdade, é importante que a mulher tenha seu primeiro contato com o ginecologista. Ainda que ela seja virgem, já é possível identificar nesse período qualquer distúrbio hormonal ou má formação dos órgãos reprodutores. Além disso, com as devidas orientações, a paciente se prepara melhor para a primeira menstruação.
Assim que a vida sexual começa, as consultas devem ser ainda mais frequentes. As orientações sobre sexo seguro e DSTs são passadas e repassadas, além de informações fisiológicas capazes de aumentar a consciência e percepção da mulher a respeito das especificidades e limitações do seu corpo.
No início da vida adulta, o foco continua sobre prevenção de doenças e infecções e, com a aproximação da terceira idade, entram na pauta a menopausa e seus sintomas.
O que faz um ginecologista durante a consulta?
Em uma consulta, o ginecologista sempre procura ouvir a história da mulher. Dessa forma, ela fica mais à vontade para encarar qualquer procedimento íntimo que se faça necessário e se sente segura ao ver que aquele momento não é invasivo.
Em seguida, de acordo com as necessidades da paciente, o especialista se dedica a cumprir algumas funções específicas como:
Exames preventivos
O ideal é que a mulher se consulte com um ginecologista pelo menos uma vez por ano. Nessa oportunidade, ela será submetida a uma avaliação clínica, que abrange exames preventivos. Dentre eles, está o exame de toque, o exame pélvico, a coleta do material para o Papanicolau e a mamografia.
Esses procedimentos variam de acordo com a faixa etária da paciente. Com o passar dos anos, a lista passa a incluir ultrassonografias e exames de tireoide, densitometria óssea e metabolismo do cálcio, importantes para o tratamento da menopausa e supervisão do ciclo menstrual.
Tratamento de patologias ligadas ao aparelho reprodutor feminino
A partir do resultado dos exames ginecológicos, algumas patologias relacionadas ao aparelho reprodutor feminino poderão ser identificadas e tratadas corretamente. Dentre as mais comuns, estão a candidíase, a endometriose, a síndrome do ovário policístico e as doenças sexualmente transmissíveis, como a herpes genital, a sífilis e a gonorreia.
Há também a possibilidade de prevenir infecções, osteoporose, câncer de mama e câncer do colo de útero.
Esclarecimento de dúvidas das pacientes
As consultas a um ginecologista devem ser um momento de diálogo. Você, mulher, não deve se limitar aos procedimentos habituais, mas precisa aproveitar para tirar todas as dúvidas a respeito da sua vida sexual e de qualquer mudança percebida em seu corpo, como no caso de surgimento de um nódulo na mama.
Assim, você fica mais segura e ajuda o profissional a identificar qualquer anormalidade que esteja se manifestando. Lembre-se de que conversar também é uma maneira de se cuidar, se prevenir, se tratar e, principalmente, de entender como o organismo feminino funciona.
Agora que você entende melhor o que faz um ginecologista e como seu papel é fundamental para a saúde feminina, é hora de agendar um horário e começar a se cuidar. Para isso, basta entrar em contato com a Uniclínica BH! Nossos profissionais estão prontos para te receber com um atendimento humanizado e de qualidade.