O açúcar é um produto incorporado na alimentação de grande parte da população e, na maioria das vezes, quem o consome não sabe dos riscos de seu uso abusivo. Pelo fato de o açúcar ser um alimento industrializado e não natural, não possui nutrientes e é rico em calorias. Após o consumo, ele ainda pode ser transformado em gordura, gerando a obesidade do corpo, que é a porta de entrada para diversas doenças. Além disso, o açúcar aumenta o nível de glicemia (concentração de glicose), que faz com que o organismo libere insulina em excesso, gerando a sobrecarga do pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina. Isso pode causar a falência do órgão, o que facilita o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Outra doença que pode ser desenvolvida devido ao abuso de açúcar é o câncer. Uma das razões é a disposição à obesidade e ao diabetes, que são fatores de risco para a doença. Outro motivo é a debilitação do sistema imunológico quando há o consumo excessivo do produto, que deixa o organismo mais sujeito ao desenvolvimento do câncer e outras doenças. Não parando por aí, outro risco que o excesso de açúcar gera no corpo humano é a alteração dos níveis sanguíneos dos minerais, incluindo o cálcio, que é importante para o fortalecimento dos ossos. Esses baixos níveis sanguíneos podem ser ruins para crianças em desenvolvimento.
Como substituir o uso do açúcar industrializado?
O açúcar industrializado é totalmente dispensável em nossa alimentação e, de acordo com o médico nutrólogo Octaviano Cruz, há várias maneiras de substituir o produto. O açúcar ideal para consumo, segundo ele, é o que já está presente em alimentos naturais, como frutas, sucos naturais, castanhas, leite e até mesmo nos legumes.
Mas para quem não abre mão de adoçar o cafezinho ou até mesmo o suco natural, há alguns substitutos com função adoçante. Conheça algumas sugestões naturais:
Xilitol: É encontrado nas fibras de alguns vegetais e frutas, e é doce como o açúcar branco, mas possu 40% a menos de calorias.
Açúcar de coco: Já está sendo bem utilizado em alguns países, principalmente nos estados unidos. É totalmente orgânico e duas colheres tem apenas 10 calorias, equivalente a 1/4 do açúcar mascavo.
Mel: Possui vitaminas do complexo B e minerais e é constituído por frutose e glicose, além de ser fonte de carboidratos. Também é conhecido pelas suas ações antifúngica e bactericida, mas por possuir alto valor calórico, não deve ser consumido em grande quantidade.
Demerara: É mais nutritivo que o açúcar refinado, mas possui sabor que o mascavo.