Conheça a Dra. Camila Medeiros, Clínica Geral da Uniclínica BH
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Aqui, na Uniclinica BH, o atendimento humanizado é a nossa prioridade. Por isso, prezamos sempre pela contratação de profissionais que saibam a importância de identificar as necessidades de cada paciente individualmente e de se esforçar para que os atendimentos atendam completamente essas demandas. Um bom exemplo é a Dra. Camila Medeiros, Clínica Geral da Uniclínica, que teve esses ideais plantados em si desde pequena.

Camila é natural de Marabá, no interior do Pará, mas seu pai é mineiro, nascido no Vale do Jequitinhonha. Apesar da origem humilde, ele conseguiu se formar em medicina com a ajuda de diversas pessoas, e decidiu se mudar para Marabá a fim de fundar o Hospital São Lucas e ajudar a melhorar os recursos de saúde da região. Foi nesse hospital, que mais tarde se transformou em Centro Radiológico, que Camila nasceu e cresceu, acompanhando o trabalho de seu pai como radiologista durante toda a infância e desenvolvendo amor pela medicina.

Com esse histórico, não é surpresa que a médica tenha se dedicado desde cedo para conquistar seu sonho. Depois de se mudar para Goiânia para concluir os estudos, Camila prestou medicina em Belo Horizonte, e foi na residência que se encontrou na área de Clínica Geral.

Depoimento

“Meu intuito na faculdade era seguir a carreira do meu pai, ser radiologista. Até tentei passar em radiologia durante a residência e não consegui, foi quando eu me vi trabalhando como Clínica Geral em pronto-atendimentos, no SUS, em hospitais particulares, em UPAs… E com isso eu criei um amor intenso em ficar em uma salinha fechada para de fato ter acesso e contato com o ser humano.”

Esse contato com o ser humano, inclusive, está muito presente no dia a dia da médica. Dentro da Uniclinica BH, Camila Medeiros é responsável por atender tanto consultas eletivas, aquelas agendadas pelos próprios pacientes para realizar check-ups e acompanhamentos de rotina, até emergências e urgências que chegam sem aviso.  

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“Os pacientes que chegam aqui com dores agudas, enfermidades agudas, crises de sinusite, Covid, sintomas graves que começaram nas últimas 24 horas ou que foram evoluindo ao longo das semanas, esses pacientes são atendidos de forma imediata. Eu consigo na verdade atender da criança ao idoso e lidar com diferentes diagnósticos, então se eu percebo um problema mais específico, que é da área ortopédica, cirúrgica, eu encaminho para que o colega especialista da clínica dê seguimento no tratamento.”

Como a própria Dra. destaca, o fato de atuar tanto com consultas quanto com urgências faz com que seu dia a dia não seja marcado por uma rotina fixa, havendo dias mais tranquilos e mais caóticos. Apesar disso, ela reafirma que a pontualidade em seus horários é levada muito a sério, só sendo quebrada diante de situações que exigem maior atenção, como é o caso de pacientes idosos, com dificuldades ambulatoriais ou com múltiplas comorbidades. Ter o discernimento para lidar com cada um desses episódios, inclusive, é um dos fatores apontados pela médica para que o atendimento humanizado seja possível.

Dra. Camila Medeiros, médica da Uniclínica BH
Imagem: Arquivo Pessoal

Camila aponta, inclusive, que essa humanização é um dos principais pilares da clínica, sendo frisada a todo momento desde a contratação dos funcionários até a atuação no dia a dia. Justamente por isso, a Uniclínica exige que o paciente tenha toda atenção e urgência necessária desde o momento da recepção até a chegada dos resultados dos exames.

Humanização

“A humanização, ela não começa no consultório médico, a gente pensa em humanização como um todo. Então é claro que, para que a gente consiga fazer um bom atendimento, é preciso uma sala organizada que tenha todo o necessário, o prontuário ser muito bem atualizado, quais são as medicações de uso contínuo daquele paciente… Mas é necessário você acolher desde o início, perceber que aquele paciente está com muita dor, que aquele paciente é um quadro agudo, as meninas conseguirem desde a recepção fazer um atendimento mais rápido, agilizar, chamar o pessoal da enfermagem, medir os sinais vitais, me comunicar… Eu acho que ter essa percepção do ser humano que está ali aguardando uma consulta é a primeira coisa.” 

Outra parte desse processo envolve o entendimento das condições individuais de cada paciente para cumprir o tratamento proposto. Camila Medeiros lembra que os pacientes nem sempre tem as mesmas condições de comprar um medicamento, se deslocar para realizar atividades físicas ou mudar de alimentação, de modo que é extremamente importante conversar e entender cada caso para que o acordo entre médico e paciente possa ser colocado em prática da melhor maneira possível.

“A medicação em si é uma coisa muito importante para o alívio de dor e de problemas crônicos, mas mais do que isso é importante conhecer o ambiente em que o paciente está instalado e se ele é capaz de seguir sozinho ou não diante de todas aquelas obrigações. O colega médico, a pessoa que está ali disponível pro atendimento, ela tem que gostar do que faz para poder compreender as necessidades de quem está precisando de ajuda.”

Amor a medicina

O amor pela profissão e a vontade de ajudar os outros, no entanto, não são suficientes sem a ajuda de uma estrutura que possibilite o trabalho humanizado. Medeiros conta que, na Uniclínica, os profissionais encontram as melhores ferramentas para que os pacientes sejam atendidos de uma forma completa que atenda a suas necessidades individuais, sejam elas urgentes ou não.

“O paciente que está com dor, eu tenho medicamentos que me auxiliam no quadro e para minimizar a dor daquele paciente, e uma equipe muito bem preparada para me auxiliar. Existe uma triagem, tem as meninas da enfermagem, a gente consegue fazer um exame de urgência, coletar o exame na hora, conseguimos diagnosticar com maior rapidez, analisar o resultado já no dia seguinte. E então a gente liga, vê como o paciente tá, como foi a evolução do quadro, como foi a medicação e explica o resultado desses exames. Quando é um resultado mais complicado, ele retorna à clínica para que sejam feitos novos exames, seja feito um tratamento mais elaborado ou seja encaminhado para uma especialidade o quanto antes. Esse carinho e essa urgência é uma coisa que eu não vejo em outros lugares.”

Com tanto carinho envolvido, não é surpresa que a Uniclínica BH tenha alguns pacientes fiéis. Camila Medeiros conta que é comum atender vários membros de uma mesma família, que chegaram até ela por indicação ou porque cresceram vendo os parentes se consultarem ali, o que só faz aumentar sua vontade de seguir trabalhando para permitir que cada vez mais pacientes tenham acesso humanizado aos serviços de saúde.

Propósito de geração

“Meu pai brotou em mim uma necessidade muito grande de ajudar o próximo. Até hoje, aos 74 anos, aos sábados e domingos ele faz consultas gratuitas, então ele ajuda muita gente em retorno a tudo o que fizeram por ele. Eu fui criada em um ambiente que me ensinou que a saúde deve ser compartilhada pelo próximo. Não dá pra vender saúde, não existe isso, é retribuição ao próximo, é o mínimo que a gente pode fazer por um ser humano. Esse é o meu sonho com a medicina, poder trabalhar, fazer o que eu gosto, e ajudar o máximo de pessoas possível. Esse é o meu objetivo na Uniclinica BH, e acho que faz meu pai muito orgulhoso.” 

Uniclínica BH

A Dra. Camila Medeiros é uma das responsáveis pela Uniclínica BH e atende todos os dias no Pronto Atendimento como Clínica Médica, sem necessidade de agendamento.

Aproveite que conheceu um pouco mais desta profissional e amante da medicina e agende uma consulta com a Dra. Camila Medeiros.

A prevenção é sempre o melhor remédio. Clique no link abaixo e agende sua consulta pelo nosso agendamento online, que pode ser feito via WhatsApp, telefone ou mesmo através do site da clínica.

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