Para saber se você é hipertenso existe uma maneira que é a mais comum para diagnosticar essa doença.
A pressão arterial ideal é de 12/8, a partir do momento em que ela é aferida na maioria das vezes a partir de 14/9, é considerada hipertensão, e quando a pressão supera a marcação de 18/12, isso pode mostrar que a doença já está em um estágio mais grave.
Essa enfermidade faz com que a força que o sangue bombeado se choque contra as paredes das artérias seja maior, por conta de um estreitamento da artéria, que obriga o coração a bombear o sangue com mais força para realizar a circulação por todo o corpo e recebê-lo de volta.
Um hipertenso tem em virtude dos pontos citados, uma dilatação do coração e uma danificação das artérias.
Um ser humano pode ser hipertenso em qualquer momento da vida, mas os sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas da doença ou quando a pressão da pessoa se eleva repentinamente e de maneira exagerada, esses sintomas geralmente são:
- Dor de cabeça;
- Dificuldade para respirar;
- Cansaço;
- Palpitações;
- Visão embaçada ou turva;
- Dor na nuca.
Diversas são as causas da hipertensão, questões hereditárias por exemplo, é algo que não podemos controlar, mas alguns hábitos saudáveis podem ser a chave para não se tornar hipertenso.
Entre as principais causas que aumentam a probabilidade de desenvolvimento da doença, estão:
- Estresse;
- Obesidade;
- Hábitos alimentares não saudáveis, como o consumo excessivo de sal e gordura.
Portanto, para evitar esse problema, tenha em mente a necessidade de manter uma alimentação saudável, hidratação diária e contínua, praticar exercícios físicos, controlar a diabetes e realizar exames preventivos.
O não tratamento da doença pode levar a algumas complicações, como: derrames cerebrais, doenças do coração (infarto, insuficiência cardíaca e angina), insuficiência renal ou paralisação dos rins e cegueira.
A realização de exames preventivos é de extrema importância para um diagnóstico precoce. Vale ressaltar que a hipertensão não tem cura, mas existem maneiras de controlar a doença, tomando os cuidados citados anteriormente e com o acompanhamento de um profissional de confiança.
É muito importante a visita ao clínico geral e ao cardiologista pelo menos uma vez por ano, seja para orientação ou mesmo exames de prevenção.
A Uniclínica BH dispõe de um corpo clínico altamente capacitado para atender você e sua família em diversas especialidades clínicas.
Agende sua consulta pelo botão abaixo.
Leia também: “Conheça a Dra. Camila Medeiros, Clínica Geral da Uniclínica BH”