Quer saber mais sobre como é feito e porquê você precisa fazer o seu Diagnóstico médico? Então você tá no lugar certo, porquê vamos te explicar já. Acompanhe o artigo.
Uma situação muito comum nos consultórios médicos, são pacientes com ansiedade, por conta do resultado que o exame vai dar.
No entanto, isso não é verdade, e ao perceber que algo não vai bem, procure por atendimento médico o mais rápido possível. Sintomas precisam ser analisados por um profissional, para tratar doenças e assim garantir maior qualidade de vida e saúde para os pacientes. Só com saúde podemos ter uma vida plena e seguir nossas realizações e ideais.
O que é o diagnóstico médico?
O diagnóstico é o meio pelo qual o médico identifica doenças e as classifica em diferentes etiologias e condições.
O diagnóstico se inicia logo na primeira consulta com o relato dos sintomas e pode depender de exames complementares para o resultado final.
Desse modo, diagnóstico não é só construído por exames de laboratório ou imagem, na verdade, o processo se inicia ainda na primeira consulta com o relato dos sintomas. Entenda toda a jornada do diagnóstico:
- Entrevista: a primeira parte é a entrevista feita pelo médico ao paciente. Agora, são conversados os sintomas da doença, além do histórico do paciente, que inclui histórico médico, histórico familiar, histórico social e uso de medicamentos no momento. Com isso o profissional avalia quais os sintomas mais preocupantes para determinar os próximos passos.
- Exame físico: na segunda etapa o médico irá observar os sinais e sintomas físicos. Também pode realizar manobras como palpação e ausculta para avaliar melhor o paciente.
- Exames: dependendo do caso, o médico ainda pode solicitar exames laboratoriais e/ou de imagens para um diagnóstico mais preciso. A escolha dos procedimentos irá depender da suspeita da doença. Também é importante destacar que com o avanço da tecnologia os exames costumam ser minimamente invasivos e de alta precisão.
Concluídas todas as etapas e eliminadas outras suspeitas, assim, o paciente tem o diagnóstico e inicia o tratamento.
A importância do diagnóstico precoce
Em suma, tem enfermidades que são conhecidas ainda em fase inicial têm maiores chances de cura. Uma situação muito claro disso são as doenças oncológicas, por exemplo. Assim, o câncer quando diagnosticado logo no início tem cerca de 95% de chances de cura.
É claro que existem moléstias que podem ser silenciosas e não apresentarem sintomas no início, por isso é importante manter as consultas e exames em dia para conseguir diagnosticar a doença o quanto antes. Depois de ter lido nossa matéria, esperamos que você tenha entendido como é feito e porquê você precisa fazer o seu diagnóstico médico.
Faça o seu diagnóstico com os médicos da Uniclínica BH
Por fim, na Uniclínica BH você pode fazer o seu diagnóstico de forma humanizada. Além disso, oferecemos atendimento em mais de 25 especialidades médicas e centro de diagnóstico e laboratório no mesmo local para proporcionar maior agilidade no seu atendimento.
Atendemos ainda através de diversos convênios médicos de empresas de alcance nacional. Agende sua consulta clicando no botão abaixo!
Leia também: “Check-up: saiba quais exames precisamos fazer!“