Reduzir o consumo de açúcar, um produto alimentício que pode ser bastante prejudicial à saúde, é uma das medidas tomadas por uma pessoa que visa ter uma alimentação mais saudável. E para isso, ela normalmente vê o adoçante como primeira opção. Mas será que o adoçante faz bem pra saúde?
Com os estudos que alertam sobre o uso do produto, essa pergunta é bastante comum. Se você também tem essa dúvida, acompanhe o nosso post. Preparamos as principais informações para esclarecer você e orientar o uso do produto de forma balanceada e adequada.
Quais as vantagens do uso do adoçante?
Essas substâncias edulcorantes foram formuladas para substituir a utilização do açúcar, a fim de atender às necessidades de quem sofre com diabetes e proporcionar o sabor doce. É como se o cérebro recebesse a mensagem de que o açúcar está chegando, mas ele não é ingerido
Existem adoçantes naturais
Os adoçantes podem ser naturais ou artificiais. Os primeiros são obtidos de plantas, por exemplo, a Stévia. Já os artificiais mais conhecidos são o aspartame e a sacarina. Os que normalmente são mais indicados são os adoçantes naturais.
Baixo valor calórico
A maioria dos adoçantes não tem valor energético ou alto teor calórico. Os adoçantes como a sacarina e a sucralose não são calóricos e têm a capacidade de adoçar em torno de 400 vezes mais elevada do que o açúcar.
A sucralose é bastante utilizada para adoçar produtos light e diet, como iogurtes. Stévia também não é calórica e é 300 vezes mais doce que o açúcar comum.
Não precisa usar demais
Normalmente, os tipos de adoçante adoçam o alimento em escalas muito mais altas do que o açúcar extraído da cana. Por esse motivo, o consumo não precisa ser feito em excesso.
E as desvantagens?
Uma das desvantagens em relação ao uso do adoçante é que não existe comprovação de que o produto contribua para a perda de peso, embora seja amplamente utilizado para essa finalidade.
Aliás, a pessoa que o consome acaba se acostumando com o doce. Logo, a vontade de comer coisas doces ainda existirá. Para quem deseja emagrecer é mais interessante reduzir aos poucos a quantidade de açúcar no dia a dia.
Além disso, também não podemos nos esquecer de que há contraindicações. Por exemplo:
- sacarina: possui sódio em sua composição e, por isso, não deve ser consumida por hipertensos;
- sucralose: deve ser evitada por quem apresenta distúrbios da tireoide, pois o cloro da sua composição compete com a absorção do iodo;
- frutose: apesar de poder ser consumida por diabéticos, tem o mesmo valor calórico do açúcar comum e ainda pode causar o aumento nos triglicerídeos e provocar cáries.
Por fim, saiba que o adoçante não deve ser consumido indiscriminadamente. Seu uso é recomendado em casos de diabetes
confirmada, mas sempre com indicação do nutricionista ou médico. Ainda que você faça o uso dos adoçantes naturais, o caso deve ser acompanhado.
Diante das vantagens e desvantagens desses produtos edulcorantes, você pode ainda estar se perguntando: afinal, adoçante faz bem pra saúde ou não? O mais importante é a conscientização de quem usa o produto. É essencial fazer um uso equilibrado, seguindo a regra máxima de que qualquer coisa em excesso poderá, sim, fazer mal à saúde.
Se você tem dúvidas sobre o uso de adoçantes e busca orientação para manter uma alimentação saudável, não hesite em agendar uma consulta com um nutricionista. Eles estão preparados para oferecer orientações personalizadas com base nas suas necessidades e objetivos de saúde. Marque sua consulta agora mesmo e comece a cuidar da sua alimentação de forma adequada. Sua saúde é valiosa, e um nutricionista pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões para o seu bem-estar. Agende sua consulta e inicie sua jornada rumo a uma alimentação mais equilibrada e saudável. Sua saúde merece essa atenção! Agende sua consulta agora mesmo.