Sua barriga está constantemente inchada? Sua pele está opaca e você está sempre mal-humorada? O problema pode estar no seu intestino. Você sabe o que é prisão de ventre?
O intestino é um órgão muito grande que possui diversas funções, entre elas estão absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos e levar os resíduos não necessários ao corpo para fora do organismo. Quer entender mais sobre prisão de ventre? Então continue a leitura deste texto.
O que é a prisão de ventre?
Conhecida também como constipação intestinal e intestino preso, é reconhecida pelo esforço para evacuar. As fezes geralmente estão duras e os movimentos do intestino são intensos, causando fortes cólicas.
A causa mais comum é a má alimentação com pouca quantidade de fibras e líquido e o consumo exagerado de carnes e carboidratos refinados (como pães e biscoitos). O sedentarismo e segurar a vontade de ir ao banheiro também contribuem. Fatores emocionais e uso de alguns medicamentos também estão entre as principais causas do intestino preso.
Quando o intestino está livre, adoecemos menos, pois as toxinas do corpo são eliminadas, a pele fica brilhante e as espinhas diminuem. Até a balança diminui o ponteiro e a circunferência abdominal reduz de tamanho.
Quais são os principais sintomas?
Ao contrário do que se pensa, poucas idas no banheiro não necessariamente são referências de intestino preso, pois essa frequência é muito pessoal. Os principais sintomas, são:
- esforço excessivo para evacuar;
- dor durante evacuação;
- fezes ressecadas;
- gases;
- estufamento abdominal;
- cólicas fortes;
- indisposição e mal-humor.
Evacuar menos de 3 vezes por semana junto com os sintomas acima podem indicar constipação intestinal. Procure o médico
gastroenterologista: ele é capaz de fazer uma avaliação e requisitar testes que completem o diagnóstico. Além de exames de sangue, o profissional pode pedir estudo das fezes e colonoscopia (imagens do intestino grosso).
Como é feito o tratamento para prisão de ventre?
O tratamento, que também é a prevenção, constitui-se de dieta com muitas fibras, que estimulam os movimentos do intestino. Alguns dos alimentos mais indicados são: pão integral, folhas verde-escuras, frutas e legumes variados. É necessária também a ingestão de uma boa quantidade de líquidos, para que as fibras não fiquem estacionadas no intestino estimulando a constipação.
Outra dica é a prática de atividades físicas para induzir o peristaltismo. Exercitar-se também ajuda a diminuir tensões e estresse, o que facilita a ida ao banheiro.
O uso de medicamentos para ajudar a regular o intestino deve ser feito somente com indicação médica. Em farmácia de manipulação e lojas de medicamentos naturais você encontra alguns suplementos de fibras e chás que aliviam o problema, mas não tratam a doença.
Como conviver com o intestino preso?
Outras dicas caseiras para aliviar essa condição incluem massagem na região da barriga para acelerar o trânsito intestinal, o consumo de chá morno pela manhã, e a ingestão de frutas, preferencialmente com casca. Iogurte com ameixa, mamão ou suco de mamão com laranja antes de dormir também podem ser úteis.
O intestino é um órgão extremamente importante para o corpo humano, se algo está errado com ele, o organismo logo sente. Manterse saudável é a atitude mais indicada para prevenir as doenças, inclusive a prisão de ventre.
Sempre procure a ajuda de um profissional de saúde para que você seja bem orientada e evite tomar medicamentos por conta própria ou indicação de amigos.
Se você está enfrentando os sintomas da prisão de ventre, lembre-se de que a saúde do seu intestino desempenha um papel crucial em seu bem-estar geral. Não deixe que a constipação intestinal continue afetando sua qualidade de vida. Para receber o tratamento adequado e voltar a se sentir bem, clique no botão abaixo para agendar uma consulta com um médico gastroenterologista. Cuide de si mesmo e tome medidas para recuperar o equilíbrio intestinal e a vitalidade que você merece. Agende sua consulta agora e dê o primeiro passo em direção a um intestino saudável e uma vida mais feliz.