Você sabia que o atendimento humanizado pode aumentar as chances de cura de uma doença? O acolhimento da assistência humana transmite segurança para o paciente. Por isso, ele responde melhor aos recursos terapêuticos.
O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta diversas dificuldades, e uma das queixas mais frequentes é o atendimento frio e desinteressado. Além do mais, as filas extensas, o tempo de espera para marcação e realização de exames, bem como a demora entre agendamento e consulta costumam desanimar quem depende da rede pública de saúde.
Sendo assim, escolher clínicas que prezam pela humanização do atendimento pode ser o melhor para a sua saúde. Veja, a seguir, como funciona e os benefícios desse tipo de suporte. Boa leitura!
O que é atendimento humanizado?
É uma forma de atendimento centrada no ser humano. Isso significa que todos os envolvidos no processo de assistência ao paciente precisam demonstrar empatia, ter paciência e ouvi-lo com muita atenção. Uma assistência humana é pautada por três pilares fundamentais: atender, entender e acolher.
Imagine a cena: você chega ao consultório com queixas sobre desconforto abdominal, por exemplo. O médico não olha no seu olho, mal ouve você e logo passa alguma medicação. Esse profissional não transmite a credibilidade necessária e o paciente pode sair do local com o emocional abalado.
Ao chegar a um hospital ou uma clínica, a pessoa busca ajuda por causa de um problema de saúde. Portanto, é comum que ela já se encontre em uma situação de fragilidade e insegurança. Em razão disso, o acolhimento é fundamental para tranquilizá-la.
Como apontamos no início do texto, o atendimento humanizado contribui para o processo de cura, pois o fator psicológico também interfere na eficácia do tratamento. A resposta aos recursos terapêuticos é melhor quando o paciente confia na equipe médica.
Por que optar por clínicas que prezam pela humanização da assistência?
Porque esses ambientes valorizam o conforto e o bem-estar do paciente. Uma clínica que presta atendimento humanizado proporciona mais segurança ao indivíduo. Conheça os principais benefícios:
Protagonismo do paciente
Uma das características dessa forma de atendimento é justamente ouvir as pessoas. Além dos exames, escutar o que elas têm a dizer também é essencial para um diagnóstico preciso.
Muito mais do que entender as queixas e sintomas, ouvir é uma prática importante para que o paciente se sinta confortável e seguro com o profissional responsável pelo atendimento.
Olho no olho
Voltar a atenção para o computador ou celular, enquanto o paciente fala, demonstra falta de interesse por parte do profissional. Já olhar nos olhos indica respeito e faz a pessoa se sentir realmente acolhida.
Além disso, com o contato visual você tem a certeza de que está recebendo toda a atenção da consulta. Vale lembrar que esse diálogo também abre espaço para o médico esclarecer todas as suas dúvidas.
Equipe engajada
O atendimento humanizado não se restringe ao contato com o médico. Todos os profissionais que trabalham na clínica são preparados para prestar uma assistência de qualidade, além de proporcionar conforto e aconchego aos pacientes.
Otimização dos serviços
Humanizar o atendimento melhora a eficiência de todos os processos de uma clínica, desde a recepção até o diagnóstico e o tratamento. Afinal de contas, quando ela se coloca no lugar dos pacientes, passa a entender melhor suas demandas e a oferecer a assistência mais adequada.
O atendimento humanizado traz impactos positivos para a sua saúde e para o seu bem-estar. Tenha isso em mente quando precisar fazer um check-up ou marcar uma consulta, e escolha as clínicas que prezam por esse tipo de assistência. Acredite: o acolhimento faz toda a diferença!
Priorizar um atendimento humanizado é essencial para o seu bem-estar e para garantir a melhor abordagem no tratamento de qualquer condição de saúde. Se você está em busca de uma clínica que valoriza a sua experiência e coloca você em primeiro lugar, não hesite em agendar sua consulta conosco.
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