Você costuma sentir algum desconforto na região da barriga? Fique ligado: você pode estar com alguns dos sintomas da gastrite. Essa doença é uma das ocorrências gastrointestinais mais comuns e tem alguns sinais que podem ser facilmente confundidos com outros problemas.
Por conta disso, é fundamental conhecer os sintomas principais dessa doença, a fim de identificá-la precocemente e procurar a ajuda médica necessária. Como em todos os outros casos, a intervenção rápida de um médico pode facilitar consideravelmente o tratamento do problema.
Mas afinal, quais são os sintomas da gastrite? Continue a leitura e confira os principais sinais dessa doença e saiba como identificá-la.
Acompanhe!
O que é a gastrite?
Em palavras simples, a gastrite é caracterizada por uma inflamação da parede que reveste o nosso estômago. Ela pode ter diversas origens e quando não é tratada adequadamente, pode evoluir para problemas mais sérios, como uma úlcera.
Quais são as principais causas dessa doença?
Há inúmeras causas para o aparecimento da gastrite. As mais comuns são:
- estresse em excesso;
- utilização excessiva de certos medicamentos;
- manter o hábito de fumar;
- ingerir muita bebida alcoólica;
- presença de doenças autoimunes;
- contaminação por algumas bactérias.
Como podemos ver, a maioria das causas da gastrite estão relacionadas aos hábitos nocivos que temos com a nossa saúde. Por isso, investir em um estilo de vida mais saudável é uma boa maneira de prevenir o problema.
Quais são os tipos de gastrite e seus sintomas mais comuns?
A seguir, veremos quais são os principais sintomas da gastrite de acordo com os tipos mais comuns da doença:
Gastrite bacteriana
Como o próprio nome já indica, esse problema é causado normalmente pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias nocivas à saúde. Por conta disso, os sintomas aparecem de forma abrupta, o que faz com que esse tipo também seja conhecido como gastrite aguda. Os sintomas mais comuns incluem:
- mal-estar generalizado;
- sensação de queimação;
- vômitos.
Gastrite crônica
Ao contrário da forma aguda, em que os sintomas aparecem do nada e desaparecem rapidamente após o tratamento correto, a gastrite crônica é um pouco mais difícil de tratar e seus sintomas duram muitas semanas. Nesses casos, há uma piora progressiva do caso se o tratamento não começar imediatamente. Os sintomas são:
- mal-estar;
- náuseas e vômitos;
- queimação frequente no estômago;
- acúmulo de gases no abdômen;
- inchaço na barriga.
Gastrite nervosa
A constante exposição ao estresse também pode contribuir para o surgimento da gastrite. Esse tipo é caracterizado pelo aparecimento dos sintomas no momento das situações estressantes e seus sinais podem incluir:
- vômitos ou náuseas;
- gases (que são liberados normalmente na forma de arrotos);
- queimação estomacal;
- falta de apetite;
- dores em todo o abdômen.
Gastrite enantematosa
O nome parece bem assustador, mas esse tipo de gastrite nada mais é do que um tipo em que ocorre uma inflamação um pouco mais profunda. As causas incluem infecções bacterianas, medicamentos ou o abuso de álcool. O tratamento é um pouco mais específico do que nos tipos citados anteriormente. Os sinais são:
- mal-estar;
- enjoos e vômitos;
- gases;
- arrotos;
- indigestão;
- queimação.
Gastrite eosinofílica
Os eosinófilos são células de defesa de nosso corpo, que atuam para protegê-lo contra a invasão de bactérias, vírus e corpos estranhos.
No entanto, quando o seu número aumenta no estômago, pode ocorrer um desequilíbrio que leva o corpo a atacar as próprias células.
Nesse caso, os sintomas mais comuns são:
- distensão abdominal;
- diarreia;
- vômitos e náuseas;
- dor generalizada no abdômen;
- redução do apetite;
- perda de peso abrupta;
- sintomas que vão além do estômago, como alterações respiratórias.
Como podemos ver, os sintomas da gastrite são bastante abrangentes e facilmente confundidos com os sinais emitidos por outras enfermidades. Por isso, caso perceba alguma dessas alterações, busque ajuda médica o quanto antes para fechar o diagnóstico correto e começar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Gostou deste artigo? Então, que tal ficar ainda mais por dentro dos problemas gastrointestinais? Leia o nosso post sobre dores no estômago e descubra o que isso pode indicar!
Além disso, você pode estar fazendo uma consulta com um Gastro para avaliar sua situação e possivelmente aliviar as dores, agende já uma consulta.